Ho’oponopono com Japamalas

O Ho’oponopono com Japamalas é uma técnica muito transformadora e realmente tem o poder de mudar a sua vida.

Nesse conteúdo do Cantinho da Intuição, você vai aprender o que é e como praticar! Continua com a gente.

O que é Ho’oponopono com Japamalas?

Primeiramente, “Ho” quer dizer “causa”, e “oponopono” significa “perfeição”. Dessa maneira, “Ho’oponopono” significa então “tornar certo”, “corrigir um erro”.

Assim, através dessa técnica do Ho’oponopono com Japamalas, você consegue limpar memórias negativas, mágoas, culpas, crenças limitantes, memórias dolorosas, emoções negativas e padrões de comportamento, sejam eles conscientes ou não.

Como praticar Ho’oponopono?

A prática Ho’oponopono é extremamente simples, e muito poderosa. Consiste basicamente no uso de quatro frases:

Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.

A saber, essas frases carregam em si o perdão, o amor e a gratidão. E esses três sentimentos são os mais poderosos que existem no universo. Pois, esses sentimentos são capazes de limpar e transmutar qualquer coisa. E o melhor de tudo, esses sentimentos estão dentro de você!

Entretanto, normalmente, não despertamos eles no nosso dia a dia, com tantas preocupações da rotina, os sentimentos ficam perdidos no campo da mente.

Dessa forma, quando você repete essas quatro frases, você ativa o seu perdão, o seu amor e a sua gratidão. E através desse despertar, dessas suas virtudes, qualquer coisa negativa é limpa.

Praticar Ho’oponopono com Japamalas

Sobretudo as aplicações dessas quatro frases são infinitas. Você pode utilizar quando está magoado, com raiva, sentindo angústia. Bastar começar a mentalizar, imagine a pessoa e repita:

Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.

Mesmo que no começo pareça uma mentira o que você está falando, continue fazendo. Até que você estará falando cada vez com mais intenção. E, assim, o seu coração vai ficar mais leve, vai ficando em paz.

As vezes existem magoas e angustias, e memórias dolorosas que estão ai dentro de você, consciente ou não. A prática do Ho’oponopono com Japamalas funciona como um curador dessas memórias.

Para essas situações, mentalize 108 vezes essas quatro frases,

Inclusive, você pode direcionar para alguém especifico. Por exemplo, se você tem muita magoa de um familiar, você pode mentalizar o nome da pessoa e repetir as frases:

“Fulano, eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Esse processo pode ser feito um dia, dois ou mais. Até você conseguir sentir o seu coração mais em paz. Ou seja, sentir que está deixando o passado ir.

Para que você consiga mentalizar as 108 vezes, sem se perder na contagem, você pode utilizar um Japamala. Vamos explicar mais sobre isso logo abaixo.

Aliás, quando sentir que uma memória ruim está voltando, você pode repetir essas frases durante a lembrança. Dessa maneira, ao invés de você ficar revivendo as magoas, e momentos, você faz um processo de cura e de limpeza. E assim você conseguirá seguir em frente! Nesse caso, você pode repetir 3, 7 vezes, quantas quiser!

Mas, o que é um Japamala?

Japamala (japamālā, जपमाला) é um cordão sagrado feito de 108 contas, usado para ajudar o praticante de meditação a entrar no estado meditativo.

O nome japamala é masculino (“o” japamala), tem origem no sânscrito e é uma palavra composta: “japa” é o ato de sussurrar ou murmurar repetidamente mantras ou nomes de divindades e “mālā” significa “guirlanda, grinalda ou coroa”.

É um artesanato muito utilizado para ajudar nas orações e mentalizações como marcador. Temos então duas correntes: uma espiritual, “Japa”, e outra material, “Mala”. Assim, as energias espirituais invocadas “Japa” energizam o “Mala”.

Os Japamalas são utilizadas principalmente para a meditação. Inclusive, aqui no Cantinho da Intuição você encontra Japamalas.

Como utilizar Ho’oponopono com Japamalas?

Caso opte pela utilização de um japamala, a meditação H’oponopono segue princípios parecidos com as técnicas de meditação budista. Com a mão esquerda, basta começar a puxar as contas com o polegar até o dedo do meio em sua direção cada vez que o mantra for repetido, começando após o meru.

Já com a postura e a respiração controladas e relaxadas, o meditante segura seu japamala com uma das mãos. Apoiando-o em seu dedo médio, usa o polegar para puxar cada uma das 108 contas; cada vez que o mantra ou o nome da divindade é mentalizado ou pronunciado, puxa-se uma conta. Nesse caso, sempre que as quatro frases forem repetidas, você puxa uma conta.

Informações importantes: Sobretudo, o dedo indicador não deve tocar as contas do japamala, pois representa o ego e está associado ao pensamento – e o objetivo da meditação é justamente o de suspender a ação do pensamento. O meru não deve ser contado como as demais 108 contas, porque é a representação de Brahman, do absoluto, de nosso aspecto eterno e imutável e por isso está fora da roda do samsara, entretanto é o meru que marca o início e o final do ciclo do japamala.

Terminando a passagem pelas 108 contas, caso o praticante queira continuar e fazer mais uma volta, não deve passar por cima do meru; em vez disso, deve virar o cordão e continuar a fazer o japa na direção inversa. Para surtir efeito, a prática da meditação deve ser frequente.

Veja os nossos outros artigos sobre meditação. Meditação com Cristais e Meditações para Dormir.

Principais benefícios do Ho’oponopono:

Maior controle da sua vida:

É muito tentador culpar as pessoas ao redor ou qualquer outro fator, ao invés de assumir a culpa pelos próprios problemas. Mas isso também causa a sensação de impotência, pois parece que não temos o controle de nada. Ao aceitar sua influência em tudo que acontece na sua vida, é mais fácil assumir o controle e entender que você tem força para mudar.

Desprendimento de traumas:

A princípio, o ho’oponopono funciona como uma limpeza mental, que ajuda a pessoa a seguir adiante e deixar para trás os traumas do passado. Sendo assim, todas aquelas lembranças de dor e sofrimento são neutralizadas e podem ser substituídas por memórias positivas.

Melhora nos relacionamentos:

Acima de tudo, entender que as outras pessoas não são responsáveis por tudo que acontece de errado na sua vida, melhora consideravelmente os relacionamentos, certo? Além disso, recitar o mantra para a pessoa com quem está tendo problemas mostra que você baixou a guarda e está decidido a enfrentar os problemas junto com a pessoa.

Conclusão

Encontre Japamalas aqui no Cantinho da Intuição e compre sem sair de casa!

Hora da meditação? Você encontra os melhores produtos para o seu momento de relaxamento aqui no Cantinho da Intuição. Confira agora mesmo.

Aliás, tem alguma dúvida? Deixe um comentário.

Por fim, continue acompanhando o blog do Cantinho da Intuição.

Deixe uma resposta