Meditação para Dormir

A Meditação para Dormir realmente funciona? Essa é uma dúvida de quem não prática a meditação com frequência, ou também nunca tentou meditar para dormir. E a resposta é: SIM!

A saber, uma boa noite de sono é essencial para a saúde, pois uma noite bem dormida proporciona equilíbrio e disposição para o dia seguinte. E quando não conseguimos relaxar nesse momento tão necessário, pode trazer muita dificuldade para nós.

Dessa maneira, por meio de técnicas de meditação, é possível induzir um estado de relaxamento, ideal para um sono saudável. E, ainda, para melhorar, a prática não depende de muitas mudanças de rotina.

Tipos de Meditação para Dormir

Mesmo quando estamos exaustos, dormir as vezes parece impossível, pois a mente se mantém agitada pelos acontecimentos do dia a dia e as preocupações do dia seguinte.

Sobretudo, o ser humano tende a ir dormir com a cabeça cheia de preocupações e isso prejudica muito o sono. Por essa razão, a prática da meditação vai afastar você das preocupações do dia e do dia seguinte.

Então, aqui estão 3 tipos de Meditação para Dormir.

Meditação Mindfulness

Primeiramente, Mindfulness é um tipo de meditação com comprovação em estudos científicos. Aliás, veio de uma meditação milenar chamada Vipassana, que, acredita-se, tenha sido elaborada pelo próprio Buda há mais de 2 mil anos. Vipassana é encarada como uma orientação religiosa. Já o Mindfulness é visto como um método científico pela medicina moderna.

Sobretudo, a meditação mindfulness é uma prática que consiste em prestar atenção ao que acontece no momento, tanto na mente quanto no corpo e no ambiente.

Como usar a Meditação Mindfulness para dormir?

Como já falamos anteriormente, muitas vezes quando nos deitamos para dormir nossa cabeça esta cheia de pensamentos. Então quando estiver deitado, preste atenção em sua respiração, respire fundo, e sinta as sensações do presente momento. Portanto, foque a sua atenção na respiração.

Vamos te ensinar a como usar essa prática para dormir melhor, acabar com a insônia. Logo, nessa prática, não queremos bloquear os pensamentos mas se relacionar com eles de uma outra forma.

Olha só:

  • Deite-se na sua cama.
  • Com os olhos fechados, concentre sua atenção em sua respiração.
  • Coloque uma mão no peito e a outra no abdômen.
  • Respire lentamente pelo nariz para a contagem de 5 segundos.
  • Ao respirar, procure fazer com que a mão apoiada no peito continue imóvel e a mão da barriga suba um pouco. Isso é a chamada respiração abdominal ou diafragmática.
  • Depois de respirar, segure a respiração por 5 segundos e depois solte o ar pela boca por 5 segundos.
  • Preste atenção à sensação física de sua respiração.
  • Sua atenção vai deixar a respiração e vagar para outros lugares. Quando começar a perceber isso, basta voltar sua atenção para a respiração.

Meditação de concentração

A princípio, essa meditação tem como propósito te ajudar a aumentar a sua concentração e foco.

  • Deite-se em uma posição confortável, e relaxe todos os músculos do corpo.
  • Respire um pouco mais profundamente que o normal.
  • Caso se distraia com algum pensamento, volte sua atenção à sua respiração. Ela funcionará como uma espécie de âncora para sua mente.
  • Concentre sua mente em uma coisa bem simples, como um círculo branco com um contorno preto. O objeto ideal para você é aquele que traga paz ou alegria à sua mente. Focar em uma imagem gera a atenção plena necessária.

Meditação guiada

Por fim, na meditação guiada, você pode ouvir outra pessoa que o conduz através da prática de meditação. Ou seja, ele ou ela pode levá-lo através de imagens guiadas, pedindo-lhe para imaginar figuras e situações.

No Youtube você encontra diversas meditações guiadas, com sons de natureza ou músicas calmas. Você deve descobrir os seus gostos pesquisando e testando essas meditações.

Utilize Aromatizadores, Essências e Incensos.

Para fazer a meditação, você pode utilizar essências em um aromatizador elétrico, ou incensos.

Aqui estão algumas indicações de essências que você pode utilizar, elas ajudam a diminuir a ansiedade e aumentam a sua concentração. O melhor de tudo é que você encontra todas elas aqui no Cantinho da Intuição. Compre sem sair de casa!

Aliás, aqui você também encontra o Aromatizador Elétrico para colocar suas essências. 

Você também pode utilizar incensos:

Inclusive, aqui você encontra os incensários para colocar os seus incensos. 

Então, coloque um aroma para relaxar e tenha foco nesse processo de meditação.

Como utilizar as essências e os incensos para dormir?

Primeiramente, ligue o aromatizador com a essência que desejar ou acenda o incenso no momento em que for se deitar para dormir. Lembre-se de deixar a janela um pouco aberta para que a fumaça não o incomode durante o sono.

Ao se deitar, conecte-se com a energia do incenso e comece a fazer longas respirações, inspirando e expirando profundamente, vá pedindo para que as energias do incenso ou da essência auxiliem sua noite de sono e mantenham afastadas todas as perturbações, para que o seu descanso seja revigorante.

Conclusão

Então, pratique todas as meditações para dormir e veja qual você se sente melhor!

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