Óleos Essenciais

Quer saber tudo sobre os Óleos Essenciais e como eles podem ajudar? Nesse conteúdo do Cantinho da Intuição vamos te apresentar e indicar os melhores para cada tipo de situação e as propriedades dos óleos essenciais.

Finalmente aprenda a utilizá-los de maneira correta, no momento correto!

O que são óleos essenciais e para que servem?

Primeiramente, os óleos essenciais possuem uma longa história no mundo, fazem parte da Aromaterapia, uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.

Assim, dependendo do objetivo pode-se combinar diferentes tipos de óleos, de acordo com as propriedades, para tratar problemas de uma só vez.

Hoje em dia é bastante utilizado em momentos como as meditações, no banho, durante o sono e muito mais.

Como utilizar os óleos essenciais?

A principal e mais benéfica forma de utilizar os óleos essenciais é a inalação, no entanto, eles podem ser usados de outras formas, adequando-se ao problema a tratar ou ao estilo de vida de cada pessoa.

Inalação

Para fazer as inalações corretamente deve-se respirar o óleo diretamente do frasco, inspirando profundamente e depois segurando o ar por 2 a 3 segundos, antes de expirar.

Aromatizador

Para utilizar em um aromatizar, adicionam-se 2 ou 3 gotas, do óleo escolhido, no interior de um aparelho com água que cria uma nuvem de fumaça que libera o aroma por todo o cômodo.

Você pode encontrar os Aromatizadores Elétricos, Aromatizadores para Carros e Colares Difusores de Aromas, aqui no Cantinho da Intuição.

Evaporização

A princípio, a evaporização consiste em aplicar algumas gotas dos óleos em bolas de algodão, compressas ou num pano limpo, permitindo que o óleo vá evaporando e liberando o seu aroma.

Esta é uma ótima forma de regular a intensidade do aroma, pois quando mais perto se estiver do pano, mais intenso será o cheiro. Esta também é uma boa técnica para usar no trabalho, pois o algodão, ou o pano, podem ser colocados numa xicara em cima da mesa.

Sprays

O spray ajuda a espalhar o aroma por todos os locais que se deseja, para isso basta adicionar algumas gotas do óleo essencial no depósito do spray e preencher com água. Pode ser usado na casa toda, no quarto, no carro, banheiros.

Antes de usar o spray deve-se abanar a embalagem para voltar a misturar o óleo, evitando pulverizar apenas água para o ar.

Vaporização

Esta técnica deve ser usada especialmente para tratar problemas respiratórios ou resfriados, pois além de liberar o aroma diretamente para o sistema respiratório, permite a inalação de vapor de água que hidrata e relaxa as vias respiratórias.

Para fazer a vaporização, deve-se colocar água fervente numa bacia e depois adicionar algumas gotas na água. Por fim, deve-se respirar a fumaça liberada e cobrir a cabeça com uma toalha.

No entanto, a vaporização não deve ser usada em crianças com menos de 7 anos!

Massagem

A massagem é a forma perfeita para aplicar os óleos essenciais diretamente na pele, de forma a tratar dores musculares, infecções, problemas de pele ou dores articulares.

Para isso, basta misturar algumas gotas do óleo essencial pretendido num óleo vegetal, como o óleo de arroz, de sésamo ou coco, por exemplo.

Idealmente, no óleo de massagem apenas se deve misturar 1, 3 ou 5 óleos essenciais, para garantir que não surge alteração das moléculas e consigam ser absorvidas pela pele.

Banhos

Os banhos misturam os benefícios da vaporização, pois permitem a inalação do vapor de água e do aroma, e os benefícios da massagem, uma vez que permitem o contato da pele com o óleo. Assim, podem ser usados em quase todos os casos.

Para fazer um banho de aromaterapia deve-se encher a banheira com um pouco de água morna e depois adicionar gotas do óleo até obter o aroma pretendido.

Tipos de Óleos Essenciais

Agora que você já sabe o que são os óleos e como pode utilizá-los, apresentaremos os diferentes aromas e tipos de óleos essenciais, disponíveis aqui no Cantinho da Intuição.

Cada aroma dos óleos essenciais vai proporcionar diferentes sensações, e proporcionar a você um melhor estado de espírito e melhorar a relação com você mesmo e com os outros ao seu redor.

Aqui vamos lhe apresentar e indicar tipos de óleos essenciais, e informasr as suas propriedades.

Alecrim – Rosmarinus officinalis.

oléos essenciais de alecrim

O Alecrim é o mais forte dos óleos essenciais cefálicos e prova cientificamente o velho ditado: “O alecrim é para as lembranças”.

Uma gota de alecrim misturada a 2 gotas de néroli pode ser colocada nos pulsos antes de se fazer uma prova (o néroli acalma os nervos e o alecrim fortalece a mente e aumenta a criatividade).

Em resumo, o alecrim é vivificante, refrescante e fortalecedor. O alecrim é um protetor psíquico, um símbolo da amizade e do amor e, como um lembrete do amor e da morte, é tradicionalmente queimado em casamentos e funerais.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Camomila – Anthemis nobilis.

óleos essenciais de camomila

O óleo de camomila é calmante, do ponto de vista psicológico, e tranquilizador, especialmente para irritabilidade e depressão. Ele ajuda a afastar a raiva também.

Aviso: Evitar no começo da gravidez, especialmente se houver uma ocorrência de aborto espontâneo. Não indicamos a ingestão.

Capim-limão – Cymbopogon flexuosus.

óleos essenciais de capim limão

O Capim-limão é chamado de “óleo essencial do tecido conjuntivo”, pois contrai e tonifica a pele e o tecido conjuntivo. O capim-limão esfria, refresca e estimula. O capim-limão tem excelente propriedades antissépticas e desodorantes, o que o torna uma boa escolha em um aromatizador com vela para purificar o ar.

Do ponto de vista psicológico, o capim-limão eleva o ânimo e energiza. É bom para dar ânimo pela manhã e algumas gotas no chuveiro propiciam uma energia refrescante e renovada.

Ótimo para concentração, sendo útil, portanto, em um aromatizador quando você está estudando, meditando, dirigindo.

Aviso: Não use se tiver a pele sensível ou muito sensível. Use com moderação – não use mais que 3 gotas no banho e não mais que 2% em óleos de massagem. Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Cipreste – Cupressus sempervirens.

óleos essenciais de cipreste

Na Aromaterapia Vibracional, o Cipreste melhora a concentração, facilita o desapego, ajuda no medo da morte. Além de combater o stress e gestão de situações de mudança e luto.  

O cipreste purifica, protege e refresca, era tradicionalmente usado em incenso purificador. Gera uma excelente proteção psíquica, instila força e sabedoria. Também ajuda a fluência de energias sutis estagnadas. Pode ser usado em meditação para o luto, transições difíceis e mudanças dolorosas.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Citronela – Cymbopogon nardus.

óleos essenciais de citronela

Considerado um óleo essencial que estimula a mente e a criatividade, o óleo de citronela retira a energia negativa (vampirismo).

Proporciona limpeza de pensamentos. Afasta a confusão espiritual. Ativa o 3° e o 6° chakra.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Eucalipto Staigeriana – Eucalyptus species.

óleos essenciais de eucalipto

O Eucalipto é penetrante, estimulante e purificador. É útil em meditações quando você tem um resfriado, para manter a mente desanuviada. Ele é um tônico da energia sutil, especialmente dos pulmões, e ajuda os que se sentem restringidos em suas vidas.

O eucalipto também é um bom limpador psíquico num aromatizador com vela, para purificar aposentos com energia negativa.

Inibe proliferação de vírus, muito utilizado em casos de epidemia por sua ação bactericida e antiviral, por ajudar a baixar a febre e calafrios e como medida preventiva contra propagação de infecções.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Gerânio – Pelargonium graveoleons. (Em breve em nosso site)

O óleo essencial de Gerânio cria uma sensação de segurança e conforto, é gentilmente estimulante e propicia equilíbrio. É um dos óleos essenciais mais valiosos no tratamento da ansiedade associada com a debilidade nervosa.

É útil nos perfumes para elevar o ânimo, pois traz à tona uma harmonia equilibrada e contrabalança as oscilações excessivas de humor.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Hortelã Pimenta – Mentha piperita.

óleos essenciais de hortelã

O óleo Hortelã Pimenta promove clareza e estado de alerta. Poucas gotas desse óleo inspiradas num lenço podem aliviar os sintomas de choque.

Além disso, ajuda a aliviar sentimentos de inferioridade de insegurança, e pode aguçar a intuição.

Aviso: Use só em pequenas quantidades no banho ou na pele. Evite usar junto com remédios homeopáticos. Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Laranja Doce – Citrus aurantium dulcis.

óleos essenciais de laranja doce

O óleo essencial de Laranja Doce é conhecido como “óleo sorridente” e é familiar, alegre e cálido. Tônico, calmante e refresca.

Aliás, é tônico, calmante e refresca. O óleo de laranja tem um leve efeito sobre o sistema nervoso e é bom em massagens e banhos para ansiedade, estresse e insônia.

Do ponto de vista psicológico, ele é animador e estimulante, ajudando-a a reencontrar o riso e alegria de viver. Acredita-se que reduz o medo irracional do desconhecido e pode diminuir a dúvida em si mesma. Ele ainda pode ajudar a encontrar o brilho e otimismo.

Por fim, esse óleo também ajuda a estimular e revigorar energias estagnadas.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Lavanda – Lavandula angustifólia.

óleos essenciais de lavanda

O óleo de Lavanda propicia equilíbrio e tranquilidade, ajudando nas oscilações do humor, na depressão, e na TPM. Seu efeito por ser calmante, facilita a meditação.

Sua capacidade de restaurar a harmonia da aura e ajudar a equilibrar os chakras.

Aviso: Evitar no começo da gravidez, especialmente se houver uma ocorrência de aborto espontâneo. Não indicamos a ingestão.

Limão – Citrus limonum.

óleos essenciais de limão

O óleo de limão ilumina, vivifica e estimula. Ajuda na tomada de decisões e a prevenir explosões emocionais.

Além disso, ele desanuvia a mente, trazendo clareza, e derrama luz quando a mente fica nebulosa ou confusa. Bom para ser utilizado na meditação para acalmar a mente, e o limão também abre o coração.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Patchouly – Pogostemon cablin.

óleos essenciais de patchouly

O óleo de Patchouly é um óleo calmante, estabilizante e levemente hipnótico. É excelente para reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e depressão. Ele ancora e traz para a realidade aqueles que se perdem em devaneios.

Também é bom pra meditações para acalmar pensamentos excessivos e para ancorar e centralizar.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Sândalo – Amyris balsamifera.

óleos essenciais de sândalo

O Sândalo tem ação sedativa, auxiliando em casos de insônia, depressão e tensão. Considerado também afrodisíaco.

O óleo essencial de Sândalo facilita a pratica espiritual e tem sido usado há séculos em incensos, para auxiliar a meditação. Ele acalma a irritação oriunda da frustração, tranquiliza e sossega a mente e abre você para a sua potência espiritual.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Tea Tree – Melaleuca. (Em breve em nosso site)

O óleo de Melaleuca na massagem e nos óleos de banho é indicado para os que tem um sistema imunológico debilitado, e auxilia nas doenças debilitantes prolongadas como a mononucleose.

Do ponto de vista psicológico, o óleo de Melaleuca fortalece e aquece. Seu aroma é inconfundivelmente medicinal e muitos o acham mais agradável quando combinado com outros óleos.

Ele revigora a mente, o corpo e o espírito; incute confiança e dissipa o pessimismo dos doentes crônicos. Também as energias sutis.

Aviso: Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Ylang Ylang – Cananga odorata.

óleos essenciais de ylang ylang

O óleo essencial Ylang Ylang é particularmente apropriado para mulheres que precisam de ajudar para encontrar dentro delas a feminilidade, confiança e sensualidade.

O aroma ajuda a elevar o ânimo, é uma fragrância erótica e voluptuosa que pode ajudar a liberar inibições e trazer à tona paixões ardentes.

Esse óleo é ótimo para um banho noturno, ajudando a relaxar e ter um bom sono. Também é muito útil no tratamento da depressão, especialmente quando há muita tensão nervosa. É um dos melhores na meditação para combater a raiva.

Do ponto de vista psicológico, o Ylang Ylang acalma, estimula, cria uma sensação de paz e ajuda na expressão de sentimentos reprimidos.

Aviso: Use pequenas quantidades por curtos períodos de tempo, do contrário, o perfume pode se tornar enjoativo e pesado, causar dores de cabeça e náusea. Evitar o uso durante a gravidez. Não indicamos a ingestão.

Conclusão

Percebeu que indicamos alguns produtos? O Cantinho da Intuição faz entrega rápida em sua casa. Os melhores preços do mercado. Site seguro para as suas compras, ou seja, os seus dados estarão livres de exposição.

Qualquer dúvida, solicitação, crítica ou sugestão, entre em contato conosco.

Aguardamos você para as próximas matérias.

Até a próxima e fique em paz!

Deixe uma resposta